SEC 2016

III SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS

de 18 a 20 de outubro de 2016

TEMA - ENSINO DE CIÊNCIAS E INOVAÇÕES.

Como as Escolas de Engenharia podem promover a integração entre ensino superior, fundamental e médio na área de ciências? Essa pergunta motivou a realização de um Fórum de discussão sobre o tema durante a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do DEMAR em 2012, onde, entre outras coisas, foi apresentado o projeto de criação de um Mestrado Profissional em Projetos Educacionais (PPGPE), voltado a professores do ensino básico.

Durante 2ª Semana de Ciência e Tecnologia do DEMAR, em outubro de 2013, com a primeira turma do mestrado em plena atividade, realizou-se o 1º Fórum PPGPE, um evento interno onde foram discutidas formas de financiamento de projetos para serem aplicados nas escolas do ensino básico.

A partir do sucesso destes dois eventos, nasce o I Simpósio de Ensino de Ciências (SEC) para ser um espaço de discussão sobre o ensino de Ciências para a Educação Básica.  Trata-se de um evento que será realizado anualmente, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP).

O Simpósio promoverá o intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos e professores da Educação Básica, com o intuito de fortalecer o debate sobre o ensino de ciências de variadas perspectivas teóricas e metodológicas.

Com a participação de profissionais e estudantes da área de educação, a programação inclui palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos acadêmicos, nos quais serão debatidos temas relativos aos vários aspectos envolvidos no ensino-aprendizagem de ciências, tais como metodologias ativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas.

Rita de Cassia Correa

E-mail: ritta@usp.br